Em artigo no O Popular, Marcos Abrão fala sobre Programa Casa Solar

26 de junho de 2017

26.06.17_OPopular

Confira, na íntegra, o artigo de opinião do deputado Marcos Abrão, publicado no jornal O Popular, no dia 26 de junho:

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) está instalando sistemas de energia fotovoltaica em 1.200 casas populares nos municípios de Alto Paraíso, Pirenópolis, Caçu e Palmeiras de Goiás, por meio do programa Casa Solar. É uma ação que alia sustentabilidade e economia, trazendo às famílias goianas de menor poder aquisitivo uma oportunidade de moradia digna e inclusão social.

A economia na conta de luz chega a até 70%. A energia fotovoltaica é obtida pela conversão da luz do sol em eletricidade, através de um painel solar e um microconversor instalados nas casas, que produzem e distribuem a energia pelo imóvel. A eletricidade produzida e não consumida pela residência é encaminhada para a rede distribuidora de energia e gera créditos na fatura do morador. O custo da energia deixa de impactar a renda das famílias e esse valor passa a ser investido em outras áreas, como alimentação, educação e saúde.

A implantação dos sistemas de energia fotovoltaica surgiu com a ideia de associar a construção de casas populares a conceitos de desenvolvimento sustentável, durante minha gestão à frente da Agehab em 2015. Iniciamos uma série de estudos para descobrir formas viáveis de diminuir o impacto ambiental das obras e promover mais qualidade de vida para os moradores. Em junho de 2016, a Agehab instalou o primeiro sistema de geração de energia solar em moradias de interesse social, no Jardim Curitiba em Goiânia, e a partir daí o programa foi ampliado para outras cidades do estado.

Precisamos explorar a utilização de matrizes energéticas limpas e renováveis. Tornar popular a energia fotovoltaica é investir em uma alternativa que não compromete recursos naturais, evitando as dificuldades recentes que enfrentamos no abastecimento de água e geração de energia que levaram algumas cidades a longos períodos de racionamento.

É olhar para o futuro e unir a necessidade de desenvolvimento ao cuidado com o meio ambiente, pensando nas famílias de hoje e nas próximas gerações. O programa Casa Solar é uma plataforma habitacional inovadora e eficaz que torna acessível a quem mais precisa uma tecnologia que antes estava disponível para poucos.