Marcos Abrão articula pela criação das Universidades Federais de Catalão e Jataí

8 de novembro de 2017

_MG_1300

O deputado federal Marcos Abrão (PPS) apresentou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), nesta quarta-feira, 8, requerimento para inserir na pauta de votação do Plenário da Casa os projetos de lei que preveem a criação de duas novas universidades federais em Goiás por desmembramento da UFG: a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ).

“Os dois projetos de lei tramitaram em todas as comissões e agora precisam ser votados em Plenário pelos deputados. Essa é uma demanda importante para o nosso estado, por isso pedi ao presidente Rodrigo Maia que inclua os projetos na pauta de votação. A criação dessas duas novas universidades representará um importante ganho para o ensino superior em Goiás e vai corresponder à demanda das regiões sul e sudoeste promovendo o desenvolvimento regional, estendendo o acesso à universidade a toda a população”, argumenta Marcos Abrão.

De acordo com as propostas, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) terá sede na cidade de Catalão e abrangerá a mesorregião do Sul Goiano, enquanto a Universidade Federal de Jataí (UFJ) terá sede em Jataí e abrangência na microrregião do Sudoeste Goiano.

“A oferta de alternativas de ensino superior público, gratuito e de qualidade é fundamental para promover o desenvolvimento do nosso estado. A criação da UFCAT e da UFJ terá papel importante na promoção da inclusão social e na ampliação dos investimentos em ciência e tecnologia para nossa população. Expandir a rede de ensino superior é investir no futuro de Goiás”, enfatiza Abrão.