Marcos Abrão cobra implantação de rede de esgoto em Alexânia

22 de janeiro de 2018

Marcos Abrão durante audiência com o Ministro das Cidades

O deputado federal Marcos Abrão (PPS), se reuniu na manhã da última segunda-feira (22) com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o prefeito de Alexânia, Allysson Lima (PPS), a ex-prefeita Cida e vereadores do município, em busca de soluções para o impasse que impede a implantação da rede de esgoto da cidade. O município, localizado no entorno de Brasília, tem mais de 26 mil habitantes de acordo com o IBGE e não possui sistema de esgoto sanitário.

“Nós estamos buscando uma parceria entre o Ministério das Cidades e a Saneago para a viabilização das obras, porque essa é uma demanda antiga da população de Alexânia que não pode mais se arrastar. É um descaso histórico. Oferecer saneamento básico às nossas cidades é uma das mais primárias funções do poder público, porque além de uma questão de infraestrutura interfere diretamente na saúde, na qualidade de vida das pessoas e tem impacto negativo no meio ambiente”, afirmou Marcos Abrão.

De acordo com Alexandre Baldy, “o Ministério das Cidades irá iniciar uma série de diálogos com a Companhia de Saneamento de Goiás para garantir o aporte de 15 milhões de reais necessários para o início da implantação da rede de esgoto”. No total, a construção de uma estação de tratamento na cidade e da rede de esgoto está orçada em 48 milhões de reais.

O prefeito da cidade, Allysson Lima, afirmou que trabalha para a efetivação das obras há dois anos e que a falta do sistema de esgoto sanitário “é um problema ambiental, social e de saúde pública. É inadmissível que uma cidade com o tamanho e com a localização de Alexânia não encontre respaldo para a implantação de uma rede de esgoto. Espero que essa situação seja revertida com a mobilização que estamos fazendo em Brasília, ao lado do deputado Marcos Abrão, para o início das obras”, disse.