Marcos Abrão defende municipalismo em artigo de opinião

13 de junho de 2017

Confira, na íntegra, o artigo de opinião do deputado Marcos Abrão, publicado no jornal Diário da Manhã, no dia 13 de junho:

Acompanho o dia a dia de vários municípios do estado e tenho visto reivindicações de mais autonomia para as prefeituras, melhores condições para o pagamento da dívida previdenciária dos municípios e, principalmente, comprometimento dos parlamentares com as demandas das cidades.

São requisições muito importantes. As esferas de poder local são as mais próximas dos problemas que a população enfrenta, das necessidades das pessoas. Mas muitas vezes as prefeituras não são ouvidas e é a voz de uma cidade inteira que silenciamos. Eu acredito que nenhum mandato faz sentido se não conectar o poder público com os anseios da população.

Nossas cidades precisam ser discutidas, amparadas e apoiadas, porque o espaço do município está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas. E o foco da política precisa estar nas pessoas. A infraestrutura dos municípios brasileiros hoje tem que ser aperfeiçoada para acolher o contingente populacional e garantir o acesso de todos a uma moradia digna, à iluminação, ao saneamento básico, ao transporte público, a serviços de saúde e à segurança.

O local que escolhemos para viver precisa acompanhar as experiências e demandas da atualidade e os desafios são muitos. O morador precisa sair de casa e chegar ao seu trabalho em segurança, com menos tempo e com mais conforto. Quem vai ao posto de saúde precisa ser tratado como alguém que paga seus impostos e merece respeito. Os nossos jovens precisam de educação de qualidade e de oportunidades de trabalho quando terminarem os estudos. Tudo isso também passa pela gestão da cidade.

Por isso, fortalecer os municípios é oferecer às pessoas condições para uma vida melhor. O municipalismo precisa ser uma prática constante e não somente uma retórica, isso passa necessariamente por agentes públicos diretamente ligados à população.

Como parlamentar, tenho me esforçado para reunir esforços afim de atender as demandas das cidades, com diálogo e compromisso em todas as áreas que carecem de desenvolvimento. Acredito que a nossa missão é dar respaldo às prefeituras e trabalhar em conjunto para garantir melhorias efetivas para a população.