Marcos Abrão defende municipalismo em artigo no jornal Tribuna do Planalto

13 de novembro de 2017

IMG_4804

Confira, na íntegra, o artigo de opinião do deputado Marcos Abrão, publicado no jornal Tribuna do Planalto, no dia 11 de junho:

A atividade legislativa, exercida por pessoas que a população escolhe para representar seus interesses, vai além da edição, discussão e aprovação de leis e da fiscalização do Poder Executivo. Cada parlamentar tem a possibilidade de destinar recursos para atender a demandas dos estados e municípios que representa, dirigindo investimentos da União para suprir as necessidades da população, independentemente do presidente da República.

São ações muito importantes porque as esferas de poder locais são as mais próximas dos problemas que as pessoas enfrentam e das melhorias que elas esperam. Por isso, é fundamental que os deputados estejam próximos das bases, em contato com os cidadãos. E nesse momento em que o país luta para se recuperar de uma das maiores crises econômicas de sua história, as dificuldades orçamentárias das prefeituras se agravam, tornando as emendas parlamentares instrumentos ainda mais imprescindíveis.

Eu acompanho o dia a dia de vários municípios goianos e tenho visto reivindicações de mais autonomia para as prefeituras, melhores condições para o pagamento da dívida previdenciária dos municípios e, principalmente, comprometimento dos parlamentares com as demandas das cidades. São reivindicações que precisamos priorizar, porque o espaço do município está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas. E o foco da política precisa estar nas pessoas.

Nossas cidades precisam ser discutidas, amparadas e apoiadas, porque qualquer mandato só faz sentido se conectar o poder público com os anseios da população. A infraestrutura dos municípios brasileiros hoje tem que ser aperfeiçoada para acolher o contingente populacional e garantir o acesso de todos a uma moradia digna, à iluminação, ao saneamento básico, ao transporte público, a serviços de saúde e à segurança.

Como deputado federal, destinei mais de 35 milhões de reais em emendas parlamentares para auxiliar as cidades goianas. São investimentos em construções e reformas de hospitais e unidades de saúde, equipamentos hospitalares, maquinário para recuperação de estradas e abastecimento de água, pavimentação asfáltica, construção de praças, academias ao ar livre, feiras cobertas e quadras de esportes.

Com trabalho sério, acompanhamento dos requisitos necessários para a liberação das verbas e compromisso com os municípios que recorrem aos gabinetes na Câmara Federal nós podemos devolver em benefícios para a população os impostos que são pagos por ela. Fortalecer e respaldar nossas cidades é oferecer às pessoas condições para uma vida melhor.