Por mais eficiência em obras públicas, Marcos Abrão será tesoureiro da Frente Parlamentar da BIM

21 de outubro de 2015

Grupo defende que órgãos governamentais utilizem tecnologia de Modelagem de Informação da Construção

O deputado federal Marcos Abrão (PPS-GO) foi nomeado na manhã desta quarta-feira (21) tesoureiro da Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção – BIM pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, da qual é membro titular. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) é o presidente da Frente, cujo objetivo central é lutar por mais eficiência nas obras públicas.

BIM (da sigla em inglês Building Information Modeling, em português Modelagem de Informação da Construção) é uma metodologia que elabora modelos digitais integrados de todas as disciplinas e abrange todo o ciclo da edificação. Tais modelos possuem geometria e dados precisos fundamentais para o suporte às atividades de construção, fabricação e aquisição.

O deputado Marcos Abrão entende como fundamental a formação desse Frente Parlamentar na CDU porque será possível debater essa tecnologia, que possui exemplos de sucesso na construção civil de países como Inglaterra e Bélgica. “Acredito que poderemos analisar a viabilidade de introduzir a BIM no setor de habitação nacional. O nosso objetivo é aliar obras de qualidade com custos reduzidos. Pelo que já apuramos, essa tecnologia pode ser uma boa maneira de darmos mais segurança e eficiência à área da construção civil”, afirmou.

Para Julio Lopes, “é fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade e, para tanto, é imprescindível a adoção – como exigência nas concorrências de obras públicas – do uso de ferramentas e serviços certificados como o Building Information Modeling (BIM)”.

A Frente Parlamentar em Defesa da Utilização por Órgãos Governamentais da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção é constituída pelos seguintes parlamentares:

Presidente: Julio Lopes (PP-RJ)

Primeiro vice-presidente: Carlos Marun (PMDB – MS)

Segundo vice-presidente: João Paulo Papa(PSDB-SP)

Terceiro vice-presidente: Caetano (PT-BA)

Primeiro-secretário: Hildo Rocha (PMDB-MA)

Segundo-secretário: Leopoldo Meier (PSB-PR)

Terceiro-secretário: José Nunes (PSD –BA)

Tesoureiro: Marcos Abrão (PPS-GO)