Marcos Abrão quer trazer oficina do Ministério da Cultura a Goiânia

8 de agosto de 2017

IMG_0425

O deputado federal Marcos Abrão (PPS) quer que o Ministério da Cultura promova em Goiânia uma oficina para orientar candidatos a se inscreverem no prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, que vai contemplar 500 iniciativas em todo o país que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras. Em audiência realizada nesta terça-feira, 8, com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e a senadora Lúcia Vânia (PSB), o parlamentar destacou a riqueza da cultura goiana e pediu ao ministro que realize uma oficina na capital.

“O Ministério da Cultura tem promovido oficinas em todo o país. E, nada mais justo do que realizar uma oficina aqui em Goiás também. Temos uma cultura rica e nossos artistas têm grandes chances de serem contemplados com essa premiação, no valor de R$10 mil, desde que tomem conhecimento da sua existência e das regras de inscrição”, argumenta Marcos Abrão.

Sobre o Prêmio

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Cultura, este é o primeiro edital de cultura popular lançado pelo MinC desde 2012 e o maior em número de premiações. Os candidatos poderão se inscrever para participar do edital até 28 de agosto, on-line ou por via postal.

Entre os critérios avaliados para obter a premiação estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.