O Deputado

O Deputado

Perfil

Marcos Abrão é economista formado pela PUC, eleito Deputado Federal pelo PPS de Goiás com quase 100 mil votos e exerce a política por ideal e vocação. Seu avô, o engenheiro civil Ismerino Soares de Carvalho, ajudou na construção de Goiânia; o pai, Mário Roriz, foi prefeito da capital; mas a principal referência de Marcos é a senadora Lúcia Vânia, de quem é sobrinho.

Os serviços prestados pelo deputado na Goiasindustrial e na Agehab Goiás são referências na administração estadual. Hoje, atuando no Congresso Nacional, Marcos é um dos parlamentares mais ativos, lutando em defesa da moradia de interesse social e do desenvolvimento urbano sustentável.

 

Trajetória

Marcos Abrão começou a sua trajetória na vida pública como assessor da senadora Lúcia Vânia, uma das mais prestigiadas e respeitadas parlamen­tares do Brasil, quando ainda era Deputada Federal. Nessa época, ele percorreu todo o Estado ao lado de Lúcia Vânia e conheceu de perto a reali­dade e as dificuldades dos prefeitos e da população do interior. Essa experiência foi fundamental para a formação do futuro admi­nistrador público. Após assumir o comando da Goiasindustrial e, em seguida, da Agehab, colocou em prática programas e projetos de grande alcance econô­mico e social para beneficiar direta­mente os municípios. Buscou desde o início da sua carreira a excelência dos serviços prestados à comunidade e a gestão de resultados.

 

Anos 90

Trabalha como Assessor Parlamentar da Senadora Lúcia Vânia e aprende  na prática a ser municipalista e empreendedor.

 

2003 a 2007

Torna-se diretor, em seguida presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Industrial, onde começa o trabalho de descentralização e interiorização da indústria em Goiás.

 

2008 a 2011

Assume e recupera a Goiasindustrial, devolvendo-a à sociedade, viabiliza a implantação de cerca de 200 empresas no DAIA e cria os galpões de confecções em 28 municípios.

 

2011 a 2013

Assume a presidência da Agehab, Agência Goiana de Habitação, tornando-a ágil e moderna. Transforma o Cheque Moradia em Cheque Mais Moradia e cria o programa Casa Legal para regularizar e escriturar casas construídas em áreas do Estado. Durante sua gestão na Agehab, a Agência conquistou cinco prêmios nacionais e indicação para um prêmio internacional da ONU-Habitat pela excelência e alcance social dos programas implantados. Deixa a Agehab com 25 mil moradias construídas e em fase de construção em mais de 200 municípios. Registrou e entregou 9 mil escrituras gratuitamente às famílias e deixou 37 mil em processo de regularização em 50 municípios goianos.

 

2013

Assume a presidência do PPS em Goiás, começando o trabalho de interlocução com as lideranças para unificar o partido e viabilizar o seu crescimen­to no Estado.

 

2014

Enfrenta sua primeira campanha eleitoral para Deputado Federal, sendo eleito pelo PPS com quase 100 mil votos e representação em 244 dos 246 municípios goianos.

 

2015

Inicia o primeiro mandato de Deputado Federal, sendo um dos parlamentares mais ativos no Congresso Nacional, onde assumiu a luta em defesa da moradia de interesse social. Na Câmara Federal é membro titular da CDU, Comissão de Desenvolvimento Urbano, relator da SubÁgua, Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e do Uso da Água e presidente da Subcomissão Especial para a Desburocratização no processo de Regularização Fundiária, criada por sugestão dele para promover ajustes na legislação, desburocratizar e agilizar o processo de escrituração para Estados e Municípios.

Além da luta pela habitação digna para todos os cidadãos e pela regularização fundiária, Marcos Abrão também já apresentou vários projetos em áreas relevantes como Educação e Saúde, e assumiu posicionamentos em favor dos trabalhadores. O parlamentar também atua junto ao Ministério das Cidades reivindicando infraestrutura e investimentos para a retomada e conclusão de obras dos programas federais Minha Casa, Minha Vida, Minha Vida para os municípios goianos.

Em avaliação feita por um respeitado veículo de comunicação goiano, com pouco mais de 100 dias de mandato, já é tido como o 7º Deputado Federal mais atuante de Goiás, com dedicação do seu tempo integralmente ao Estado.

 

2016

Assume a presidência da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o político mais influente na área da Habitação na premiação Os Mais Influentes da Política em Goiás, entregue pela agência Contato Comunicação.

Sua assídua atuação nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) foi premiada pelo Top Goiás de Comunicação, organizado pela Revista Marketing em Goiás, ficando em primeiro lugar na categoria Redes Sociais.