Programa de Estágio Visite a Câmara

4 de agosto de 2015

Programa de Estágio Visite a Câmara

A Câmara dos Deputados oferece, periodicamente, o Programa de Estágio de Curta Duração “Visite a Câmara”. O programa possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania. Cada deputado pode indicar, por ano, até 2 universitários para integrar o Programa.

No dia 1º de junho, a equipe do Deputado Federal Marcos Abrão, juntamente com a turma da juventude do PPS, realizaram panfletagem com cupons de participação para divulgação do Programa, em Goiânia, no curso de Direito da PUC de Goiás. A ação visava ao sorteio de 1 vaga do semestre para o programa de estágio, que leva o aluno por 5 dias para Brasília, com todas as despesas pagas. O sorteio aconteceu no dia 3 de julho e foi realizado pelo presidente do PPS Jovem, Lyon Lima, de forma bem transparente, na presença de outros membros da juventude, estudantes e professores.

A estudante de Direito na PUC Goiás, Kananda Duarte Moura ganhou o sorteio e começou o estágio na segunda. Ela participou ativamente da programação feita pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). A grade incluía, dentre diversas visitas e atividades, acompanhamento de sessões plenárias, visita aos gabinetes, palestra sobre educação fiscal e simulação dos trabalhos das Comissões. Kananda gostou muito do estágio, principalmente da troca de experiências com pessoas de estados diferentes.

A estudante destacou a atividade Jornada de Aprendizagem, na qual ela e um grupo de colegas puderam conhecer a Comissão de Legislação Participativa – CLP, seu funcionamento e trâmites internos. Aos futuros estagiários, a estudante aconselhou que venham abertos a visões diferentes e incentivou a participação de estudantes no Programa. “Estudantes de todos os cursos deveriam participar, é uma oportunidade única de conhecer a sistemática da nossa estrutura política brasileira”, afirmou Kananda.

O Deputado Federal Marcos Abrão destacou a ação como importante, democrática: “O programa de estágio tem o meu empenho para que os jovens possam conhecer, participar e, principalmente, com o acesso à informação, possam mudar a realidade política do país.”
A estudante recebeu, no final do estágio, um certificado atestando sua participação.